quinta-feira, 31 de março de 2011

DICAS: Como entender o comportamento de seu filho

Como entender o comportamento do seu filho diante os estimulos sensoriais

-AGITAÇÃO
-MEDO EXCESSIVO
-CHORA FACILMENTE
-AVERSÃO ESTIMULOS TÁTEIS E GUSTATIVOS
-LENTIDÃO
-DESASTRADO
-DESAJEITADO
-IMPULSIVIDADE



Ensine as crianças a como controlar seu nível de excitação e/ou lentidão para ajudá-los na rotina diária. Através da teoria de Integração Sensorial Jean Ayres(Terapeuta Ocupacional norte- americana), é importante para ORGANIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL.

- Melhorar o nivel atenção/ concentração
- Melhorar a coordenação motora e planejamento motor
- Melhorar a organização e estruturação comportamental

tornando as crianças participantes ativos nas atividades lúdicas (brincadeiras),atividades de vida diária (na hora da alimentação, no banho, nas atividades vestir e despir roupas) e socialização(interação com outras crianças)

Eles vão adorar o desenvolvimento de competências e habilidades da vida diária e prática.

Disfunção na Modulação Sensorial problema na capacidade para regular e e organizar,de maneira gradual e adaptada ao ambiente, a intensidade e natureza da resposta á estimulos sensoriais.

De acordo com o Modelo de W.Dunn(1999),descreve as relações entre as respostas comportamentais e os estimulos sensoriais do próprio corpo e ambiente externo.

Tipos de problemas sensoriais indentificados e descritos por Ayres:


1- Lento
-Pouca resposta a estimulos
-Raciocínio lento
-Passividade
-Vagaroso
-Lentidão para as atividades
-Desatenção
-Atraso na fala e linguagem
-Pobre coordenação motora (desajeitado,desastrado)
-Problemas na escrita (lentidão para cópia no quadro)
-Criança desmotivada,com baixa-auto-estima e que evita novas atividades e desafios
-Dificuldade para brincar e fazer novos amigos



2- Rápido
-Agitação
-Criança excessivamente ativa e pouca noção de perigo
-Comportamento impulsividade e hiperatividade
-Perde o controle emocional facilmente,chorando com frequência
-Aversão a estimulos táteis (toque),hipersensibilidade auditiva(sons) e visuais.

Respostas aversivas ao estimulo,como por exemplo,ter medo de balanços,elevadores,escadas,evitar brincadeiras de pular,não gosta de abraços e beijo ou toques repentinos,incomoda com etiqueta da blusa,evita comer certos alimentos e incomoda com barulhos.Hiper-resposta estimulos táteis(toque),vestibulares(movimento) e proprioceptivos(toque profundo)

As respostas podem variar.Neste caso,em alguns momentos a criança apresenta respostas aversivas e em outros momentos,respostas baixas ou até adequadas ao estimulo.Dificuldade na auto-regulação de alerta e atenção.

FONTE: Blog da Johanna Cordeiro Melo Franco Terapeuta Ocupacional Infantil Especialista Método Teacch e Integração Sensorial

AUTISMO: Primeiros Sinais

Os primeiros sinais de Autismo


Os primeiros sinais de Autismo, em geral, não são logo percebidos pelos pais, embora, na maioria dos casos, esses sinais possam estar presentes desde os primeiros meses de vida. Na maioria dos casos o desenvolvimento da criança é normal até os dois ou três anos de idade. Por algum motivo, em razão de algum fato significativo, é desencadeada uma regressão em algumas habilidades já adquiridas (a mais comum é a fala), ficando nítidas, a partir daí, as alterações no desenvolvimento e comportamento.

Video produzido pelo Dr. Walter Camargos Jr. de Belo Horizonte, para ajudar médicos pediatras a
identificarem sintomas de autismo em crianças.



Crianças freqüentemente tem dificuldade de olhar para o rosto das pessoas, dizem os pesquisadores, pode estar apresentando um dos primeiros sinais de autismo.

Com as taxas de autismo aumento na última década, os pesquisadores estão buscando os primeiros indícios da doença. Quanto mais cedo a criança for diagnosticada e começa o tratamento, dizem os especialistas, o melhor resultado a longo prazo. Na edição de setembro do Journal of Child Psychology and Psychiatry , os pesquisadores líder autismo dizem pensar olhar infantil está entre as primeiras pistas do funcionamento social. A marca característica do autismo é uma incapacidade para se socializar.

Fonte: Blog da Johanna Cordeiro Melo Franco Terapeuta Ocupacional Infantil Especialista Método Teacch e Integração Sensorial


quarta-feira, 23 de março de 2011

AUTISMO: Campanha dia 2 de ABRIL


A maneira como estas pessoas se relacionam com o mundo, mas sobretudo, são seres humanos adoráveis e muito temos a aprender com eles.


Neste dia, mais informações e menos preconceito com as crianças Autistas.
Estamos juntos nesta LUTA....sempre!!!!




Cuidar de você

Sem saber a causa dessa dor profunda
Cuidar de você
Sem conhecer a medicina que te cura

Fechando os olhos
Posso ver a cor de sua sinfonia
O ardente toque do amor
Abandonado em pleno dia

Quero saber o que é preciso dizer
Mesmo sabendo que o tempo é mestre
No toque, no olhar você vai entender
Que respirar é a nossa prece

Os mares podem secar
O som deixar de existir
A mais linda cor apagar
Com você eu vou até o fim

O que quiser passar
Por menos que eu esteja aqui
Mais perto que o ar vai estar
Com você o melhor de mim

Com teus olhos
Veja meu pensamento
Refletindo a obra do seu ser
Sem palavras
vozes sábias dizem o que é o viver
Os mares podem secar
O som deixar de existir
A mais linda cor apagar

Com você eu vou até o fim
O que quiser passar
Por menos que eu esteja aqui
Mais perto que o ar vai estar
Com você o melhor de mim

Se eu pudesse meus passos te dar
O que andei, o que senti, o que já vi
Entregaria meus dias pra'um só
Pra te ver sorrir

Os mares podem secar
O som deixar de existir
A mais linda cor apagar
Com você eu vou até o fim

O que quiser passar
Por menos que eu esteja aqui
Mais perto que o ar vai estar
Com você o melhor de mim

FONTE: video foi criado por Marie Schenk - mãe e proprietária do grupo Autismo tratamento.

autismotratamento@yahoogrupos.com.br