terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DICAS: Adaptações para Recreações e Atividades

ADAPTAÇÕES PARA RECREAÇÕES E ATIVIDADES

Lazer e recreação: Adaptações que auxiliam o brincar, com a participação de todos os alunos, incluindo aqueles com dificuldade de equilíbrio e de coordenação motora.


Calça de posicionamento - Utilizar calça em tecido e/ou material impermeável preenchida com flocos de espuma, para posicionar aluno com dificuldades motoras (sem controle de tronco), durante as atividades no chão.



Jardim sensorial - Oferece, por meio de atividades dirigidas pelo professor, a possibilidade de os alunos terem contato sensorial com a natureza através do olfato, do paladar, do tato, da visão e da audição,estimulando assim todos os sentidos.




-Balanço adaptado - Implementar o parque com adaptações,garantindo acessibilidade e segurança.
Exemplo: balanço acessível para todos. Balanço e gangorra adaptados- Adaptar balanço, gangorra e outros brinquedos do parque, substituindo o assento por cadeiras tipo concha, com cinto de segurança, confeccionados com tecidos resistentes e velcro.

-Túnel em PVC- Estrutura em PVC, com aproximadamente 2 metros de comprimento,contendo brinquedos suspensos em cadarço ou cordão (não utilizar elástico), estimulando a mobilidade.

-Tapete sensorial -Tapete com diferentes texturas, cores e sensação térmica, para estimulação sensorial. Podendo ser confeccionado com: EVA, estopa, feltro, cortiça, tapete carrapicho, madeira, tecido plush, couro, manta acrílica etc.



Chocalho adaptado - Confeccionado com duas mini garrafas pet contendo objetos, como: contas, guizos,grãos. As garrafas podem ser unidas com fita adesiva. Detalhe: elástico com velcro nas pontas para fixar junto ao corpo do aluno, estimulando a audição por meio do movimento e do som.



Jogo adaptado- O professor pode adaptar a brincadeira de bola ao cesto, para crianças com dificuldade de coordenação motora, utilizando cano de PVC cortado como canaleta, tendo uma das extremidades um cesto e a outra fixada ou apoiada manualmente.


Jogo adaptado - Arco confeccionado com bambolê, revestido em EVA, suspenso com corda e gancho tipo mosquetão para regulagem da altura. Nesta brincadeira trabalha-se equilibrio,coordenação motora, esquema corporal e espacial.


Jogo adaptado- Confeccionar um grande círculo com tecido colorido,resistente e leve, tipo tactel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário