segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO ESPECIAL - Coisas interessantes para se trabalhar

JARDIM SENSORIAL

Os benefícios do Jardim Sensorial para pessoas com deficiência são relatados há muitos séculos atrás.
Nas primeiras décadas do século vinte, os profissionais da área da saúde começaram a se preocupar em desenvolver ambientes funcionais, reflexos de uma nova visão científica e tecnológica. Nos anos que se seguiram, muitos ambientes foram desenvolvidos e considerados eficientes para a reabilitação. Hoje se sabe que eles eram na verdade estressantes e inadequados, pois não supriam as necessidades emocionais e psicológicas dos pacientes. Surgiu então a necessidade de se criar locais de trabalho que, além de funcionais, proporcionam ao paciente um ambiente mais tranqüilo e o suporte psicológico necessário para lidar com suas limitações.

Foram assim criados os primeiros jardins terapêuticos.
Para que um espaço seja considerado um jardim precisa conter uma quantidade razoável de folhagens e flores. Pode ser construído tanto em ambientes abertos quanto fechados e seu tamanho pode variar de pequenos espaços a grandes áreas em parques urbanos.
O Jardim é bastante útil no tratamento de crianças temporariamente incapacitadas por acidente, cirurgia, trauma psicológico ou ainda aquelas com deficiência mental, sensorial e física.
A diversidade, a constante renovação e a multisensorialidade oferecida por esses espaços levam os pacientes, crianças, adolescentes e adultos a uma busca constante de novas interações, estimulando o desenvolvimento físico, mental e espiritual.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos nossos alunos e usuários a possibilidade de um contato sensorial com a natureza, contribuindo para a sua reabilitação e melhora da qualidade de vida.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Estimular o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos atendidos;
Ativar a percepção;
Estimular além dos sentidos clássicos da visão, audição, olfato, gustação e tato, a propriocepção e o equilíbrio;
Proporcionar o contato com a natureza;
Oferecer novos espaços para a aprendizagem de cores, plantas, animais e etc.;
Avaliação da eficácia do mesmo;

BENEFICIÁRIOS
Alunos que freqüentam a Escola de Educação Especial e pacientes do Centro de Reabilitação de todas as idades, com:
Surdocegueira;
Deficiência visual;
Deficiência auditiva ou tátil
Déficit cognitivo
Deficientes motores com alterações de marcha, equilíbrio e propriocepção
Autismo
Deficiência múltipla
Pessoas que necessitam de relaxamento e contato com natureza para retornar a integração e seu corpo e de seus sentidos

METODOLOGIAO Jardim oferece mais que um atrativo visual, almejamos proporcionar aos nossos alunos e usuários a possibilidades de ter um contato com as plantas, através do olfato, do gosto e do tato, estimulando assim
Cultivaremos neste jardim espécies vegetais, que proporcionem grande contraste de cores, com diferentes aromas e texturas.
As plantas deverão ser percebidas através de todos os sentidos.
O local foi planejado com piso diferenciado para andantes, através de uma trilha com diferentes texturas que estimulem a propriocepção e o equilíbrio e com corrimão de bambu para apoio.
Na trilha do cadeirante o piso é cimentado visando a sua acessibilidade e cercado por corrimão com pistas táteis correspondente ao material do piso.
Entre as duas trilhas e no restante do jardim, 44 vasos com plantas com texturas e aromas diferentes poderão ser tocados pelos visitantes.
O pequeno lago com carpas e plantas aquáticas serão uma atração à parte, claro com a devida proteção visando a segurança de nossos alunos e usuários.
E finalizando um viveiro de pássaros com calopsita, periquitos australianos e mandarim manon, complementam o cenário capaz de surpreender e estimular a todos os sentidos.
ESTAÇÕES
TátilEstimulando o contato direto com as plantas e com as pistas sensórias existentes no piso e no corrimão
Equilíbrio e Propriocepção
O piso é composto por uma pista e corrimão com diferentes materiais, tais como: madeira, areia, argila e pedras de diferentes tamanhos e texturas, que proporcionará uma variação das sensações e da estabilidade
OlfativaO olfato será estimulado por um conjunto de diferentes estímulos como plantas que exalam perfumes (ervas, temperos e plantas medicinais)
AuditivaAlém do som em ambiente aberto, o som do nosso Jardim proporcionará o canto dos pássaros, o barulho do mensageiro dos ventos e um pequeno lago com cascata que permite o som do movimento dos peixes e do cair das águas.
Gustativa
Tão importante junto com a olfação, a associação poderá ser realizada através do gosto de algumas ervas e condimentos, que poderão ser utilizados em chás ou temperos.
VisualTodo o conjunto brinca com formas, cores e volumes, estimulando a visão.








CÃO TERAPIA
O objetivo da terapia com cães é fornecer o benefício terapêutico as pessoas de todas as idades, com os desafios físicos, emocionais ou mentais. A melhoria na qualidade de vida pode vir com o estímulo social aumentado, o estímulo tátil e o moral melhorado além do bem estar físico.
Os cães precisam ser testados e avaliados para assegurar que são apropriados para o trabalho de cãoterapia.

As visitas dos cães podem fornecer uma mudança bem vinda na rotina, ou a renovação de antigas afinidades. As pessoas tornam-se mais activas e respondem melhor, durante e após as visitas.
Uma visita animal pode oferecer o entretenimento, ou um distracção muito bem vindo, para a dor e a enfermidade. As visitas animais fornecem algo como “olhar para a frente”. Afagar um cão ou um gato pode reduzir a pressão arterial de uma pessoa. Acariciá-los incentiva o uso das mãos e dos braços, esticando e girando.
O animal de estimação faz com que seja mais fácil, para que dois desconhecidos comecem a conversar. Dá as pessoas um interesse comum e fornece um foco para a conversação.
Um cão não dá atenção a idade ou a habilidade física, aceita as pessoas por elas, sem levar em conta nenhum preconceito.

Beneficios
Os benefícios do trabalho com cãoterapia continuam mesmo após a visita. A visita sai, e logo vem as recordações, não somente da visita, mas de experiências passadas. Oferece algo para que os pacientes compartilhem.
Um bom cão de terapia é calmo, tolerante e amigável. As visitas devem ser prazerosas tanto para o cão quanto para o paciente. Não tente forçar o trabalho da terapia em um cão.
Os cães terapeutas devem ser polidos. Um cão polido não toca em uma pessoa a menos que convidado.

O contrapeso entre o calmo, e o amigável são difícil. Mesmo um cão excelente em obediência, pode não ser um cão bom em terapia, se ele mostrar pouco interesse nas pessoas reunidas. Em contrapartida, um cão pode ser calmo, mas pode causar as pessoas à sensação de rejeição. Um cão muito amigável pode ter a melhor das intenções, mas pode causar ferimentos. Um cão que esteja cheio da energia pode ser demasiado ativo para a maioria dessas situações.

Um bom cão para o trabalho de terapia apreciará os desconhecidos na reunião, aproximar-se-á ativamente, mas de uma maneira calma. Um cão que, feliz, salta em cima, ou empurra com pés, corpo ou o nariz, necessitará de algum trabalho antes de tornar-se Cãoterapeuta. Um cão que seja temível ou agressivo provavelmente não deve ser considerado para o trabalho de terapia.

Além de tudo isso, o cão deverá não se sentir atraído por outros animais, como gatos, coelhos,etc, que também podem fazer um trabalho de terapia com pessoas que não tenham afinidade com cães.

Além de tudo isso, nós e os cães sentimo-nos muito melhor a ajudar pessoas!!!!

O Cão Terapeuta trabalha com os conceitos da Atividade e Terapia Assistida por Animais, desenvolvida a partir de estudos que mostram que o simples contato com um animal já é suficiente para promover bem-estar. Alguns benefícios da Atividade e Terapia Assistida por Animais já foram comprovados, como a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, e melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da auto-estima. Também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.



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